Dia Mundial do Turismo | Em 2022, vamos "Repensar o Turismo"

 O Dia Mundial do Turismo celebra-se hoje, 27 de setembro, e assim acontece desde 1980. 

A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1979, na terceira conferência da sua Assembleia Geral, em Torremolinos, Espanha, e foi escolhida por ser o dia em que, quase dez anos antes, em 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global.

O objetivo desta celebração é contribuir para o aumento da consciencialização sobre o valor e o impacto social, cultural, político e económico do turismo a nível mundial, bem como para o seu papel para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a pandemia da COVID-19, o turismo foi um dos setores que mais sofreu a nível global, em todas as etapas e atividades que o compõem. Contudo, é agora um dos que mais poderá contribuir para impulsionar a recuperação dessas mesmas economias tão fortemente afetadas. O turismo representa, assim, uma oportunidade para o crescimento e a revalorização dos destinos, desempenhando também um papel fundamental na sensibilização para a necessidade de repensar as formas de fazer turismo, tornando-o uma atividade cada vez mais responsável e sustentável, elegendo as pessoas e o planeta como prioridade absoluta.

Em 2020, a OMT decidiu dedicar o dia ao tema do Turismo e Património Rural, num ano em que o olhar dos turistas se dirigiu preferencialmente para fora das cidades, sendo o turismo uma oportunidade para preservar o património natural e cultural nas comunidades mais rurais ou do interior, gerando aí riqueza.

Já em 2021, o tema foi o Turismo para um crescimento inclusivo, centrando-se precisamente na capacidade do setor para fazer crescer novamente as economias mais afetadas pela pandemia.

Em 2022, o tema é Repensar o Turismo e a celebração centra-se nas possibilidades para o futuro, num momento em que é já evidente a recuperação do setor e em que volta a sentir-se a confiança dos públicos. De facto, não deixa de ser importante notar que o número de chegadas de turistas internacionais, a nível mundial, já atingiu, no início de 2022, o dobro dos valores registados em 2021, fruto, também, do levantamento das restrições nas viagens.


Fonte: World Tourism Day 2022 | “Rethinking Tourism” (unwto.org)

O Dia Mundial do Turismo é, este ano, assinalado num novo clima de confiança e esperança no futuro, que é também visível no número de entidades que, sendo signatárias da Declaração de Glasglow sobre a Ação Climática no Turismo, promovida pela OMT, se encontram em fase de adaptação para melhor enfrentarem desafios e responsabilidades comuns.

Qual será a evolução do turismo? Que caminho queremos traçar? Como atingiremos esses objetivos? Estas são algumas das questões relevantes cuja reflexão o dia de hoje procura motivar, tendo sempre como cenário o crescimento sustentável e a responsabilidade perante o planeta.


Para saber mais sobre este assunto:

World Tourism Day 2022 | “Rethinking Tourism” (unwto.org)

World Tourism Day | United Nations

Dia Mundial do Turismo (turismodeportugal.pt)

Turismo do Algarve - Dia Mundial do Turismo 2022

Dia Mundial do Turismo 2022 volta a focar no futuro | Publituris

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ONU Portugal (unric.org)


Comentários