Atividade turística atinge níveis pré-pandemia

O setor do turismo parece estar finalmente a recuperar dos enormes danos causados pela pandemia da COVID-19, atingindo e, nalguns casos, já ultrapassando os níveis pré-pandemia.


Já em 2021 o setor do turismo revelava algum crescimento em relação a 2020 - o pior ano desde que há registo. Ainda assim, e embora se tenha assistido a um ligeiro aumento da procura, 2021 ficou muito marcado pelos efeitos dos constrangimentos associados à pandemia, sobretudo no que se refere aos confinamentos do 1.º semestre e no final do ano. Estima-se que, nesse ano, o número de chegadas a Portugal de turistas não residentes tenha atingido 9,6 milhões, correspondendo a um crescimento de 48,4% face ao ano anterior (-61,0% face a 2019). Espanha manteve-se como o principal mercado emissor (30,2%), tendo registado um crescimento de 57,3% em 2021.

 

Pnud Eurasia/Danil Usmano. Painel de Peritos da OMT sinaliza uma possível recuperação do turismo em 2022. Fonte: https://news.un.org/pt/story/2022/01/1775802 


Por altura da Páscoa, este ano, e pela primeira vez, desde o início da pandemia, a atividade turística em Portugal ultrapassou os níveis de 2019, com o País a receber mais de 2,4 milhões de hóspedes que totalizaram 6 milhões de dormidas. Estas subidas, que ficaram a dever-se sobretudo aos turistas nacionais, representam cinco vezes mais do que os números registados no mesmo período, em 2021. Face a abril de 2019, registaram-se crescimentos de 1,6% e de 1,1%, respetivamente. De acordo com a nota do Instituto Nacional de Estatística, de 15 de junho de 2022, que pode ser consultada aqui, "É a primeira vez, desde o início da pandemia, que se registam crescimentos face ao período homólogo anterior à pandemia."

 

Já no mês de maio, a atividade turística voltou a estar próxima da registada em 2019. Nesse mês, o setor do alojamento turístico acolheu 2,5 milhões de hóspedes, a que corresponderam 6,5 milhões de dormidas. Face a maio de 2019, contudo, registaram-se diminuições de 3,2% e de 0,7%, respetivamente. Assim indica nota mais recente do INE.

 

Em junho, o setor do alojamento turístico registou 2,7 milhões de hóspedes e 7,2 milhões de dormidas, Ainda que estes números continuem mais baixos dos que os verificados em 2019 (diminuições de 2,6% no número de hóspedes e de 0,4% no número de dormidas), assistimos, em 2022, a uma trajetória crescente na atividade turística, entre os meses de maio e junho.

 

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, repensar o setor, no pós-pandemia "pode representar uma oportunidade", isto porque a tentação de conhecer outras latitudes não diminuiu, mas a consciência ambiental, a atenção à sustentabilidade e a preocupação com a higiene, a saúde e a segurança vieram para ficar. Mais ainda num contexto em que, depois de dois anos de pandemia, o mundo é agora confrontado com uma guerra às portas da Europa.

 


Comentários