Feira patrimonio.pt

Feira do Património 2015: Internacionalização do Património
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra
9, 10 e 11 de outubro

O que é?
A Feira patrimonio.pt Millennium bcp é um evento pioneiro que pretende promover o setor do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo fator de atração turística, gerador de receitas e fomentador do emprego. Esta iniciativa decorre diretamente da plataforma online de informação com edição de conteúdos audiovisuais e escritos próprios sobre Património Cultural, a patrimonio.pt.
A Feira do Património é promovida pela Spira – empresa pioneira na estruturação de oferta patrimonial em Portugal – e segue o modelo de eventos congéneres de países vizinhos: Espanha, França, Itália, Alemanha, entre outros, que contam já com alguns anos de existência.
Apostando primeiramente na congregação dos agentes do setor – instituições públicas, fundações, empresas, ateliers de arquitectura/design, alojamentos temáticos, operadores turísticos, projetos de base territorial, empresas de conservação e restauro e de reabilitação urbana, universidades e centros de formação especializada, entre outras entidades – a Feira é também um evento direcionado ao público em geral e a todos os que se interessam pelas matérias relacionadas com o património cultural.



INTERNACIONALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO




Este ano, na sua terceira edição, a Feira do Património desloca-se ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2015, com o tema “Internacionalização do Património”. O foco na internacionalização do setor tem como objetivo contribuir para gerar novas oportunidades aos agentes culturais, sejam instituições governamentais, empresas, entidades educativas, associações sem fins lucrativos, entre outras.
A Feira conta este ano pela primeira vez com a presença de um país convidado – os Emirados Árabes Unidos – resultado das diligências efetuadas com o apoio da AICEP. Tal como aconteceu na edição de 2014, será atribuído o Prémio de Internacionalização a três das entidades presentes – este prémio oferece o valor de inscrição na Bienal AR&PA a decorrer em novembro de 2016. Resultado das parcerias estabelecidas com a organização dos eventos congéneres em Espanha e França, a Feira do Património passará, a partir de 2015, a ser um evento ibérico, articulando a realização com a Bienal AR&PA que decorre em Valladolid, Espanha.


PARCEIROS

A viabilidade do evento assenta no estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas – contando com o sponsoring da Fundação Millennium bcp e do Turismo de Portugal, a Feira reúne igualmente o apoio de instituições de âmbito regional que possibilitam a itinerância da realização da Feira – a Direção Regional de Cultura do Centro, o Turismo do Centro, a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra, entre outros.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A programação cultural paralela incluiu uma variedade de iniciativas que têm como objetivo demonstrar como o património cultural tem um valor lúdico e pedagógico muito forte – ateliers, workshops, atuações, degustações, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, apresentações, conferências, visitas à cidade de Coimbra guiadas por crianças e jovens naturais do concelho, eventos noturnos, entre outras iniciativas. Todas estas atividades estão ancoradas no património cultural da região Centro.


ANIMAÇÃO PEDAGÓGICA

Destacando o potencial do património cultural para momentos de lazer pedagógico, a Feira do Património terá um espaço inteiramente dedicado aos mais novos com atividades a decorrer em contínuo e com a possibilidade de ficar com a guarda de crianças enquanto os pais visitam a Feira. Este espaço será dinamizado pela marca Mundo Património e incluirá atividades com base no património cultural da região Centro e, em especial, da cidade de Coimbra.


COMUNIDADE LOCAL

O projeto de animação pedagógica da Feira do Património inclui a comunidade local não só na montagem das ofertas disponíveis na Feira, como também convidando à sua participação ativa ao longo dos três dias de evento. Em parceria com o município de Coimbra, a organização da Feira percorre as escolas do concelho com um atelier sobre património que dará origem a um dos momentos de programação da Feira. Este momento de apresentação do projeto de animação pedagógica da Feira será complementado com o trabalho desenvolvido com os seniores em parceria com a Aposenior, no evento noturno da Feira que juntará a comunidade local à volta do tema do património cultural.


SEMINÁRIOS

O Seminário Internacional que decorre durante a Feira é subordinado ao tema da edição deste ano – Internacionalização do Património – e pretende dar conta das possibilidades para as estratégias de internacionalização de recursos e know-how, bem como evidenciar o potencial de internacionalização do setor do património em Portugal. Para além do Seminário Internacional, ocorre durante a Feira uma série de iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo especializados: as Heritage Talks – com o apoio da ADDICT e do Microcrédito bcp, as HT são o palco para novos projetos e iniciativas dentro da área do património – as Tourism Talks Pro – um seminário de meio dia dirigido a profissionais do setor do turismo – asConservation & Rehabilitation Talks – um seminário de meio dia dirigido a profissionais da conservação e restauro e da reabilitação urbana.


Mais informações sobre a Feira do Património aqui.
Inscrições para expositores aqui.
Informações para visitantes aqui.



Comentários