quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Universidade de Coimbra - visita interativa

Novo projeto da Universidade de Coimbra, já online, permite percorrer virtualmente os principais pontos de interesse do conjunto monumental e paisagístico da instituição.


Com destaque para 10 Pontos de Interesse do Circuito Turístico, esta apresentação virtual permite visualizar detalhadamente e em 360º o interior dessas atrações, mostrando em pormenor os chamados hotspots de cada uma. O circuito aconselhado parte da Porta Férrea, para a Sala dos Archeiros, Via Latina, Sala dos Capelos, Torre da Universidade, Capela de S. Miguel, Biblioteca Joanina, Prisão Académica, pausa para contemplar a paisagem da cidade, Pátio e Paço das Escolas e regresso à Porta Férrea.
















Além de narrar a história da Universidade, desde a sua fundação, em 1290, até aos dias atuais, o projeto oferece ainda uma reportagem audiovisual ilustrativa do Circuito Turístico delineado para o seu conjunto monumental que pode ser conhecido através de quatro tipos de visitas guiadas.




"Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Um século depois do nascimento da nação, germinava a Universidade de Coimbra. Começa a funcionar em Lisboa e em 1308 é transferida para Coimbra, alternando entre as duas cidades até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.
Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade espraiou-se por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e de um terceiro Pólo, devotado às ciências da vida.
Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.
Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um património que a UC candidatou a Património Mundial da UNESCO."

Continuar a ler história da Universidade aqui.