Pelos Caminhos da Água. As levadas e veredas da ilha da Madeira como recurso turístico

‎"Pelos Caminhos da Água. As levadas e veredas da ilha da Madeira como recurso turístico", é o titulo da tese de Doutoramento em Turismo defendida por Filipa Fernandes na Universidade de Évora, com a classificação de 18 valores.


Nas palavras da autora:
O tema desta tese é o património cultural como recurso turístico, em concreto, o caso das levadas e veredas da ilha da Madeira. A problemática abordada insere-se no mapa de questões associadas às estratégias de activação patrimonial, às representações turísticas das levadas e aos discursos promocionais e, ainda, às experiências e motivações dos turistas.
A pesquisa foi elaborada no sentido de responder às questões enunciadas e ainda por forma a responder aos objectivos propostos, a saber: caracterizar e analisar o turismo na Madeira na perspectiva cultural; identificar sítios, lugares, paisagens e levadas como objectos de destino turístico; identificar e interpretar as representações turísticas e os discursos promocionais das levadas, traduzidos em textos, imagens e narrativas, captando deste modo as ideias que alimentam a mercantilização e consumo dos espaços turísticos; e por fim, caracterizar e examinar as motivações e interesses dos visitantes.

Para mais informações contactar: filipafernandes1@gmail.com.

Comentários