Dia Mundial do Turismo - 2012

Contagem decrescente para o Dia Mundial de Turismo. "Turismo e Energia Sustentável" é o mote da comemoração em 2012, no dia 27 de setembro.
Já está disponível o programa das celebrações, da responsabilidade da Organização Mundial do Turismo.


O Dia Mundial do Turismo comemora-se anualmente a 27 de setembro. O seu objetivo principal consiste em promover a sensibilização, entre a comunidade internacional, para a importância do turismo e do seu valor social, cultural, político e económico. No evento comemorativo anual, pretende-se abordar os desafios globais descritos nos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas para o Milénio e destacar a contribuição que o setor do turismo pode dar para alcançar esses desafios.
Na sua terceira reunião, celebrada em Torremolinos, Espanha, em setembro de 1979, a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) decidiu instituir o Dia Mundial do Turismo, a partir do ano de 1980. O dia 27 de setembro foi a data escolhida, por coincidir com um marco importante na história do turismo mundial: o aniversário da adoção dos Estatutos da OMT, em 1970.
A data do Dia Mundial do Turismo tem, ainda, a particularidade de ser o momento em que a época alta termina no hemisfério norte e se inicia no hemisfério sul, sendo, portanto, o período em que o turismo está presente na mente de milhões de pessoas por todo o mundo.
O Dia Mundial do Turismo é celebrado com eventos relacionado com os temas comemorativos selecionados pela Assembleia Geral da OMT, por recomendação do Conselho Executivo da OMT. Ainda que a OMT convide todas as pessoas a participarem nas celebrações nos seus países de origem ou destinos de férias, as comemorações oficiais têm, rotativamente, lugar num Estado-Membro da OMT.
Em 2012, as comemorações serão realizadas em Espanha, em Maspalomas, San Bartolomé de Tirajana, Gran Canaria, e dedicar-se-ão ao tema do Turismo e Energia Sustentável: Reforçando o Desenvolvimento Sustentável. Sendo o dia que mais amplamente se celebra no setor do turismo, ele representa, segundo a OMT, uma oportunidade única para destacar as medidas tomadas até ao momento pela comunidade turística internacional para o fomento de um desenvolvimento sustentável.
Aqui fica o programa preliminar.






Comentários