quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Conversas Urbanas - com Carlos Fortuna

Ciclo de Conversas, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a decorrer entre abril e dezembro de 2012.


A próxima Conversa será moderada por Carlos Fortuna e incidirá sobre o tema das Sonoridades Urbanas.
Esta Conversa Urbana terá lugar no dia 4 de setembro de 2012, às 18h00, na Cafetaria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Conversa
Revelando Espaços Públicos da Cidade: Sonoridades Urbanas

Moderador: Carlos Fortuna

Enquadramento
No princípio, a cidade começou por esquecer as sonoridades pré-urbanas. Criou, aos poucos os seus próprios sons, que hoje se misturam numa obscura cacofonia. É o som da cidade a que não podemos escapar. Quando o procuramos fazer, e os corpos se escondem atrás do ‘walkman’, cultivamos um sinistro urbanicídio. As ciências sociais e humanas não podem continuar a ignorar o som da cidade nem quanto dele é feito de musicalidade e se confunde com o silêncio. Na musicidade, a “mobília musical” que impera em tantos espaços públicos de hoje, pode revelar-se tanto a rebeldia como a integração social. Como pensar políticas públicas para a musicidade se não quisermos escutá-la e dar-lhe sentido?

As conversas urbanas juntam doutorandos, investigadores, e docentes de uma variedade de disciplinas para discutir investigação sobre cidades, cultura, e arquitetura, num âmbito cronológico e geográfico abrangente. Para obter cópias das leituras sugeridas ou para obter informação adicional, por favor escreva para:tcastela@ces.uc.pt


Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq), do Programa de Doutoramento "Cidades e Culturas Urbanas"e Programa de Doutoramento em Arquitetura - Cultura Arquitetónica e Urbana do DARQ.