VII Congresso Português de Sociologia

19 a 22 de junho de 2012
VII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia
Sociedade: Crise e Reconfigurações
Faculdade de Letras
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Universidade do Porto

 
Informação detalhada e atualizada sobre o Congresso aqui.
Programa provisório aqui.

 
O Congresso terá sessões temáticas dedicadas aos temas de "Arte, Cultura e Comunicação" e de "Cidades, Campos e Territórios".

Descrição:
No Mundo contemporâneo estão a decorrer processos de mudança social com uma amplitude sem precedentes nas últimas décadas. A sociedade Portuguesa não é uma excepção a esse padrão, marcado pela intensidade, volatilidade e, em muitos casos, dificuldade de explicação dessa mudança, não se devendo perder de vista as permanências e os imobilismos.
A chamada crise financeira, fortemente mediatizada e de largo impacte à escala mundial, nacional, regional e local, denuncia e ofusca a existência de movimentos de reconfiguração profunda das instituições sociais: educação, trabalho, família, justiça, economia, ciência. Mas a crise é, afinal, um fenómeno social total, que importa captar através de uma reflexão sociológica profunda, apontando pistas de superação num sentido emancipatório. Recorrendo a uma ideia central do pensamento de Michael Burawoy, Presidente da International Sociological Association, e 1º Conferencista do próximo VII Congresso Português de Sociologia, o apelo primordial deste Congresso vai no sentido de reconhecer a ciência sociológica como uma interpelação crítica e construtiva da sociedade. A comunidade científica está, hoje, diante de um desafio de elevado risco: claudicar da sua autonomia analítica e subscrever as teses apriorísticas e convencionais do discurso leigo sobre a sociedade, ou agarrar o seu desígnio da compreensão e explicação da complexa realidade social, não como uma narrativa coadjuvante, mas sobretudo como narrativa crítica e construtiva.
Ao longo de mais de 25 anos, os sociólogos Portugueses responderam à chamada da Associação Portuguesa de Sociologia, reunindo um espólio de irrefutável qualidade científica e quantitativamente muito expressivo, assumindo as suas responsabilidades éticas e profissionais perante o colectivo.
O VII Congresso Português de Sociologia, a realizar na Universidade do Porto nos dias 19 a 22 de Junho de 2012, inscreve-se nesta tradição científica e cívica, e com ele se procurará demonstrar, uma vez mais, a vitalidade da nossa comunidade sociológica e a oportunidade do exercício dos sociólogos no quadro dessas profundas reconfigurações societais.
 

Comentários