Dicionário das Crises e das Alternativas

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra acaba de publicar, numa edição da Almedina, o Dicionário das Crises e das Alternativas.

Nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, diretor do CES, que assina o prefácio do livro, este foi um Dicionário elaborado "a pensar nas cidadãs e cidadãos comuns que, num momento difícil da sociedade portuguesa, são todos os dias bombardeados com notícias cujo alcance nem sempre entendem, mas que sabem trazerem más novidades para as suas vidas."


Escrito em tempo recorde, conta com mais de 200 entradas escritas por 114 investigadores do Centro. A coordenação global do trabalho foi da responsabilidade de Ana Cristina Santos, Bruno Sena Martins, João Paulo Dias, João Rodrigues e Margarida Gomes, investigadores do CES, secretariados por Sílvia Lima, secretaria-executiva do CES-Lisboa, e assessorados por uma comissão técnica e científica constituída por António Sousa Ribeiro, José Castro Caldas, Manuel Carvalho da Silva, Rui Bebiano e Teresa Tavares.



A primeira entrada é "25 de Abril", escrita por Rui Bebiano. Segue-se-lhe "AAA (agências de notação), da responsabilidade de José Reis, e termina com "Wikipédia", escrita por José Luis Exeni Rodríguez. Pelo meio, e para os temas que aqui interessa discutir, encontram-se vocábulos como "Cidade Criativa" e "Enobrecimento Urbano", de Carlos Fortuna, "Ciências Sociais", de João Arriscado Nunes, "Criatividade", de António Pinho Vargas, "Espaço Público" e "Lazer", escritos por Claudino Ferreira, "Globalização", por Boaventura de Sousa Santos, "Identidade", de António Sousa Ribeiro, "Património", por Paulo Peixoto e "Turismo", por Carina Sousa Gomes.
O dicionário, as suas entradas e os textos escritos estão todos abertos a discussão. O CES propõe-se agora a criar uma nova edição, interativa, onde possam ser incluídas entradas sugeridas pelos leitores. Os mesmos leitores podem ainda comentar as entradas já publicadas na edição em papel. Para isso, basta enviar uma mensagem para dicionario@ces.uc.pt, indicando no assunto "Nova Entrada", no primeiro caso, ou "Comentário à Entrada", no segundo caso.
O Dicionário das Crises e das Alternativas foi assim chamado, no plural, porque, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, "não vivemos uma crise mas sim uma pluralidade de crises sobrepostas [...]. Do mesmo modo, o pensamento único que subjaz às políticas de austeridade em curso não se combate com uma alternativa única, mas sim com um pensamento plural..." (Jornal de Letras, 18 de abril, p.30).
O Dicionário foi distribuído ontem com o Jornal de Letras, Artes e Ideias, e hoje com a Revista Visão.

Comentários

  1. Parabéns pelo blog! Muito bem conseguido, apelativo e temas atuais e sempre interessantes.
    No meu blog, apesar de não ter esta organização, debato algumas ideias que estão no pensamento de muitos. Coloquei lá um espaço para todos divulgarem os seus blogs e partilharem experiências e visitas, se eu puder colocar aqui o meu link,avisa.

    ResponderEliminar
  2. Pedro, obrigada pelo comentário. Quando iniciei este projeto, não fazia ideia do trabalho que envolve! É bom ouvir algum feed-back.
    Fico à espera do link para visitar.

    ResponderEliminar
  3. http://criseminhaamiga.blogspot.pt/
    Cá está!
    Quando for "grande" quero ter um blog tão profissional como o teu ;)

    ResponderEliminar
  4. Carina, excelente iniciativa do CES! Fiquei curioso para conhecer o dicionário que parece trazer de forma consisa termos importantes para a sociologia e humanidades!!

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Eder, não será fácil fazer-te chegar um exemplar até porque, segundo percebi, desapareceram rapidamente dos quiosques. Acho que terás que esperar pela edição online.

    ResponderEliminar
  6. Lançamento do Livro
    Dicionário das Crises e das Alternativas
    12 de junho de 2012, 19h00, Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra.

    Mais informações em:
    http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=5719&id_lingua=1

    ResponderEliminar
  7. Próximas apresentações do Dicionário das Crises e das Alternativas, uma edição do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado e das Edições Almedina:

    Porto | 21 de junho | 16h00
    Sala de Reuniões (Piso 2), Faculdade de Letras da Universidade do Porto (no âmbito do VII Congresso Português de Sociologia) – Via Panorâmica, s/n, Porto
    A sessão contará com a presença dos/as autores/as José Reis, Manuel Carvalho da Silva, Marisa Matias e Sílvia Ferreira.

    Lisboa | 28 de junho | 18h00
    CES Lisboa – Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj 117/118
    A sessão contará com a presença dos/as autores/as António Pinho Vargas, Conceição Gomes, José Maria Castro Caldas e Manuel Carvalho da Silva.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Não hesite em deixar o seu comentário. Obrigada.