Seminário com Gabrielle Cifelli

Imagem, representação e dinâmica territorial do turismo nas cidades Património da Humanidade brasileiras: uma análise de Ouro Preto e Salvador: 15 de fevereiro de 2012, 17h00, Sala 2, CES-Coimbra.
Gabrielle Cifelli (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP / CES)



Resumo
A patrimonialização de áreas urbanas centrais e a mercantilização patrimonial consistem em importantes estratégias de desenvolvimento territorial.  Os bens patrimoniais dotados de um valor histórico e cultural representativo transformam-se em mercadorias valorizadas economicamente através do turismo. O Fomento à atividade perpassa pela utilização de estratégias de produção e promoção de imagens idealizadas de um passado imaginário a partir da seleção das referências materiais e imateriais da cultura. A comercialização das imagens sobre tais localidades influencia a criação de um sistema de representações a seu respeito, resultando numa nova dinâmica de usos do património e de apropriação seletiva dos territórios patrimonializados.

Nota Biográfica
Gabrielle Cifelli é doutoranda e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e licenciada  em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Unesp – Rio Claro. Docente do curso de Geografia na Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul. Investigadora do grupo: Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural – Unicamp.

Comentadores/as: Claudino Ferreira (CES) e Carina Gomes (CES)

Comentários

  1. Conheço o trabalho de mestrado da Cifelli. Ajudou-me bastante!

    ResponderEliminar
  2. Eu não conheço o trabalho de mestrado mas do que conheço do doutoramento achei muito interessante. A discussão neste seminário foi ótima.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Não hesite em deixar o seu comentário. Obrigada.