Universidade de Coimbra, património mundial?

A Universidade de Coimbra apresentou, no passado dia 20 de Janeiro, a versão final da sua candidatura a Património Mundial da UNESCO, depois de ter sido alterada a primeira versão entregue há cerca de um ano.

Universidade de Coimbra. Foto da Autora.
A UNESCO terá como interlocutor a Univer(sc)idade, uma associação que foi constituída propositadamente para este efeito e que tem como fundadores a Universidade, a Câmara Municipal, a Direção Regional de Cultura do Centro e ainda a Coimbra Viva, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana.
Denominada "Universidade de Coimbra - Alta e Sofia", a candidatura abrange agora a Alta universitária e a Rua da Sofia onde foram criados, depois da instalação definitiva da instituição em Coimbra, em 1537, vários colégios universitários para as ordens religiosas.
Do lado dos representantes públicos locais, são muitas as esperanças acerca do desfecho desta candidatura, nomeadamente, pelas expetativas de reconhecimento internacional e da correspondente intensificação dos fluxos turísticos para a cidade. 
A decisão final da UNESCO deverá ser conhecida no final de 2013. Por essa altura se saberá se, depois de um longo e tortuoso processo na cidade, a Universidade de Coimbra integrará ou não a lista de bens classificados como Património Mundial.

Links importantes:
Candidatura da UC a Património Mundial, webpage da UC
Universidade de Coimbra, webpage da UNESCO
Lista de Património Mundial

beruby.com, o portal onde podes poupar!

Comentários