terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Turismo e cidades

Pretende-se que esta plataforma constitua um lugar de reflexão acerca das potencialidades que o turismo encerra para as cidades, principalmente para as de pequena e média dimensão, habitualmente ausentes ou menosprezadas pela literatura globalizada dos estudos urbanos no mundo ocidental. 
 

Universidade de Salamanca. Foto da Autora.
Num momento de crescente competição intercidades, pretende-se também refletir sobre o universo turístico das cidades, sobre as imagens e narrativas que o turismo re-recria e veicula sobre elas e, finalmente, sobre aquilo que o turismo esconde - lugares, memórias, personagens - quando revela determinadas partes da cidade. 
Em qualquer cidade, o fenómeno turístico produz sempre cidades turísticas ao mesmo tempo que, por omissão de elementos da cidade real, cria invisibilidades urbanas.

Os modos como as cidades usam e re-atualizam as suas imagens e significados, e os transformam em instrumentos ativos de estratégias de promoção e desenvolvimento económico urbano, revelam a centralidade que o turismo vem adquirindo, nas últimas décadas, na vida das populações ocidentais mas também como fator decisivo na reorganização dos territórios, nas condições de ordenamento do espaço, nas políticas de planeamento e desenvolvimento, com um especial impacto nos espaços urbanos. o turismo conta com a intervenção de um conjunto de atores que organizam o setor e medeiam a relação entre os locais, os turistas e as suas experiências, atuando fortemente sobre a dimensão imagética e a memória das cidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...